• Siga a CVJ nas redes sociais
  • Eleições Câmara Mirim

Ideia de vereadora mirim para bibliotecas vira projeto de lei

Por Marina Bosio.

Câmara de Vereadores de Joinville
Montagem com fotos de Mauro Artur Schlieck

A vereadora Ana Rita Negrini Hermes (PROS) protocolou nesta quarta (5) um projeto de lei propondo que as bibliotecas escolares de Joinville permitam o livre acesso de estudantes durante todo o horário escolar. A ideia originalmente é da vereadora mirim Ana Laura Carvalho de Paiva, que em 2019 emplacou a proposta no Programa Câmara Mirim da Câmara dos Deputados.

De acordo com a justificativa do projeto, atualmente em diversas escolas as bibliotecas não permanecem abertas para os alunos, o que, na visão de Ana Rita, limita o livre acesso ao conhecimento. Com o acesso liberado aos estudantes em todo o horário escolar, os alunos poderão usar o espaço para estudar, fazer pesquisas, trabalhos, ler e emprestar livros.

O texto do projeto propõe ainda que as escolas possam promover a ampliação do acervo da biblioteca - incentivando a comunidade a doar livros, e que tenham um auxiliar para fazer o empréstimo e devolução de livros.

Deputada mirim

Em 2019, o projeto de Ana Laura foi selecionado por consultores da Câmara dos Deputados entre quase 900 proposições encaminhadas ao Legislativo Federal. A vereadora mirim ocupou a função de deputada mirim e defendeu o projeto em Brasília. Na ocasião, a proposta foi aprovada pelos demais deputados mirins.

Reprodução autorizada desde que citada como fonte a Divisão de Jornalismo CVJ. Acompanhe nossas notícias também em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br